Imagem Pessoal e Profissional

Considerando o ditado popular que diz que “uma imagem vale mais que mil palavras”, e que a profissão desenhista industrial / designer é essencialmente ligada a questões de forma, ou seja, de imagem, é imprescindível que nós, estudantes e profissionais desta área, estejamos preparados para apresentar aparência, postura e comportamento coerentes com os projetos que desenvolvemos e com o cenário onde atuamos. Primar por todos estes aspectos, além, é claro, de demonstrar competência, conhecimento e ética, pode ser vital para uma carreira bem sucedida.

Como futuros desenhistas industriais devemos ter a consciência do quão importante é, em uma sociedade cada vez mais visual, desenvolver marcas pessoais que nos permitam obter destaque no mercado, e estarmos preparados para transmitir uma boa imagem profissional (pessoal e comportamental), de modo a sermos bem lembrados e valorizados.

Uma boa imagem profissional é construída num processo, composta por comportamentos, hábitos, posturas, ética, conhecimentos, habilidades e competência, e não pode ser imposta. Ela faz parte do seu Marketing Pessoal, e deve ser construída desde já!

Pense bem: “Você recomendaria algum colega seu para um trabalho? Algum colega seu indicaria o seu nome? Você contrataria você? Tem certeza?”

Vale lembrar: A imagem não é o que você pensa ser, mas sim o que as pessoas percebem de você. O que você deseja transmitir pode não estar de acordo com a imagem que está realmente passando. Pergunte-se: Qual é a imagem que você está passando aos outros?!

Por falar em Marketing Pessoal, “Como vai sua identidade visual?”, “E o seu networking?” Ainda não pensou nisto?! Você não é o único, para a maioria dos estudantes de design ou recém-formados estas e muitas outras questões como: “O que coloco no currículo?”, “Como organizo meu portfólio?”, “Com que roupa ir numa entrevista?”, surgem quando a formatura se aproxima, ou logo após se verem com o diploma na mão.

A identidade visual define quem somos, tem valores e objetivos, e mostra a nossa origem, o nosso nome, ela é uma forma de se apresentar formalmente a sociedade. Identidade visual é tudo aquilo que vai identificar e diferenciar visualmente sua marca das demais. Você não quer ser só mais um na multidão, certo? Uma boa identidade visual demonstra seu profissionalismo e contribui para o aumento da sua credibilidade.

Mesmo que você esteja em início de carreira ou ainda não tenha terminado o seu curso, já pode ter um cartão de visitas com sua identidade visual para oferecer a algum contato interessante, potenciais clientes ou futuros parceiros, ampliando seu networking, ou seja, sua rede de contatos. Congressos, palestras, seminários e eventos do tipo são uma boa oportunidade.

Dica!

Não precisa esperar formar-se para começar a se mexer. Vamos lá?!

Esse texto foi escrito com base nestes livros. Para te ajudar, sugerimos a leitura:

PORTO, Bruno. Manual do freela: vende-se design.
FASCIONI, Lígia. Atitude Profissional [dicas para quem está começando].
FASCIONI, Lígia. O Design do Designer.

 

 

 

 

 

 

Saiba mais sobre Bruno Porto: Portfólio / Blog

Saiba mais sobre Lígia Fascioni: Site

Também sugerimos alguns links relacionados ao assunto:


Raquel Pivetta

Acadêmica do Curso de Desenho Industrial
Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
Contato: raquelpivetta@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s