Novas tendências de marketing digital e comunicação

Desde dezembro de 2013 é realizado o evento Share em diversas cidades do Brasil, com a proposta de discutir marketing digital na prática. A edição do evento realizada em setembro de 2015, em Porto Alegre, reuniu profissionais de empresas consolidadas, em dois dias de palestras, falando sobre suas experiências e indicando novas ideias e tendências nas áreas de marketing digital e comunicação.

É comum nos eventos desta área que o design seja mencionado, especialmente quando existe alguma preocupação com inovação. O marketing e a comunicação têm uma relação próxima com o design, e esta relação pode ser vista em vários aspectos. Por exemplo, na criação tradicional de um anúncio, onde o designer atua como diretor de arte. Também na construção da uma marca e de toda a identidade visual de um produto ou empresa. Ou ainda no planejamento de uma campanha, onde o designer pode utilizar suas habilidades de liderança e metodologias para coordenar o trabalho de uma equipe.

Crachá do Evento Share

Estive presente no segundo dia de evento, que contou com as palestras de Larissa Magrisso, da Agência W3Haus, Ana Laura Mello, da Agência Remix Social Ideas, Felipe de Leon, da empresa Cadreon, Jean Boechat, da Agência Talent, Manuela Barem, do site BuzzFeed Brasil, Fernanda Pereira, da Agência África, Guilherme Coe, da rede McDonald’s, e Guilherme Alf, do coletivo Todo Mundo Precisa de um RP.

Durante as palestras deste dia foram apresentadas ideias sobre sinceridade por parte das marcas, criação de conteúdo, novos ritmos de interação, preocupação com pessoas e responsabilidade social.

Público do evento Share
Foto: Evento Share/Heryk Slawski e Daph Blaskoski

Para Larissa Magrisso, é importante ser honesto, e deixar claro para o público que, por parte das marcas, existem pessoas reais falando a verdade. Fernanda Pereira disse que atualmente as pessoas são mais desconfiadas em relação ao que é dito pelas marcas.

As marcas estão percebendo cada vez mais a importância da sinceridade em todo o discurso de sua comunicação, em uma relação de transparência com seu público. Vivemos hoje uma nova realidade em que, com o crescimento das mídias sociais, pessoas comuns conseguem manifestar abertamente suas opiniões pessoais online. Além disso, a maior velocidade de comunicação proporcionada pelas novas tecnologias torna possível que inverdades sejam rapidamente desmascaradas.

Algumas marcas estão investindo em marketing em tempo real, especialmente em grandes eventos, como a Copa do Mundo. Grupos com profissionais de plantão são montados em salas especiais para dar respostas instantâneas para o público, através das mídias sociais, criando uma interação em tempo real. Nessas situações, Larissa Magrisso destacou que é importante um grande planejamento e antecipação, combinados com uma grande capacidade de improviso.

Público do Share
Foto: Evento Share/Heryk Slawski e Daph Blaskoski

Tanto Ana Laura Mello quanto Jean Boechar salientaram a busca por relevância na vida das pessoas como um importante objetivo para as marcas. Larissa Magrisso destacou o caráter útil que as marcas podem desempenhar, com um conteúdo que faça diferença na vida das pessoas e uma mentalidade de pensar as pessoas em primeiro lugar.

Marcas estão investindo na criação de conteúdo interessante e útil para as pessoas, criando algo que o público queira assistir ou que ajude sua vida de alguma forma. Diferente da propaganda tradicional, que pode às vezes ser vista como inconveniente ou simplesmente inútil, este novo pensamento propõe que a comunicação pode tanto entreter quanto apresentar soluções para um problema.

Palco do evento Share
Foto: Evento Share/Heryk Slawski e Daph Blaskoski

Ana Laura Mello, Fernanda Pereira, Jean Boechat, Larissa Magrisso e Manuela Barem demonstraram em suas falas uma preocupação com o impacto que as mídias têm na cultura e na sociedade. Para Ana Laura Mello, a relevância cultural vem de uma ruptura social, e é indispensável que haja coerência entre os produtos e o discurso da marca. Fernanda Pereira indicou uma tendência de menos entretenimento e mais comprometimento, pois hoje não basta apenas divertir, como no comercial de televisão com final engraçado. Jean Boechat, que também trabalha com mídias socias para causas sociais, disse que se deve promover o empoderamento das pessoas para que elas possam fazer suas coisas.

As empresas devem estar conscientes de sua responsabilidade social, sabendo que tanto suas ações quanto sua comunicação têm a capacidade de reforçar ou modificar hábitos e pensamentos da sociedade, com impacto na vida das pessoas.

grupo de pessoas conversando no intervalo do evento Share.
Foto: Evento Share/Heryk Slawski e Daph Blaskoski

Foi um dia muito produtivo de palestras, e foi interessante observar como diferentes profissionais indicaram, em alguns pontos, soluções que seguem em um mesmo sentido. As próximas edições estão sendo organizadas, e para acompanhar mais informações, você pode acessar o site do evento Share.


Bruno Ruchiga
Acadêmico do Curso de Desenho Industrial
Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
Contato: brunoruchiga@gmail.com

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