Sobre o Laboratório

Num ambiente de grande competitividade e rápidas mudanças tecnológicas, exige-se das empresas e dos profissionais, cada vez mais agilidade, produtividade e qualidade, que dependem necessariamente da eficiência e eficácia do processo de desenvolvimento d produtos e sua gestão.

E embora o Desenho Industrial se caracterize como uma profissão essencialmente empreendedora, muitas vezes os estudantes de Design não estão acostumados a práticas de gestão, e poucos saem da universidade preparados e/ou estimulados a empreenderem na vida como profissionais liberais ou empresários. Poucos se dedicam ao estudo da gestão do design, cuja preocupação, segundo Katherine Best (2012), é “determinar como reunir todas essas pessoas, projetos e processos de forma interdisciplinar e colaborativa, dentro de um contexto empresarial, social, político e ambiental mais amplo, levando em conta uma série de considerações para formar uma experiência coerente, financeiramente viável e produzida com prazer”.

Para a maioria dos estudantes de design ou recém-formados há muitas questões e inquietações sobre como se organizar para a atividade profissional. Sabe-se ‘o como fazer’ tecnicamente, mas não ‘o que fazer’ com este conhecimento no sentido de se poder viver de Design.

Neste contexto, o Laboratório de Gestão, tem como objetivo preparar o aluno para “planejar e exercer a gestão do design de forma empreendedora, considerando aspectos legais, sociais, políticos e ambientais, seja como colaborador de uma empresa ou no seu próprio negócio”. A ideia é promover o estudo e a sistematização de práticas, bem como o reconhecimento de habilidades e atitudes necessárias à gestão no Design, buscando responder a diversas questões: ‘como organizo meu currículo e portfólio?’; ‘o que faço para ser notado pelo mercado?’; ‘como preparar para uma entrevista?’; ‘qual a maneira de abordar um possível cliente?’; ‘quais as tendências e oportunidades hoje?’, ‘trabalhar como freelancer ou abrir um negócio?’, ‘o que fazer para abrir um negócio?’; enfim, todas estas e outras tantas dúvidas que enchem os estudantes com angustias e incertezas quando a formatura se aproxima, ou logo após se verem com o diploma na mão. Espera-se assim, contribuir para uma formação mais holística dos futuros e jovens desenhistas industriais preparando-os para um desempenho profissional mais seguro e satisfatório.


Fabiane Vieira Romano

Professora Associada e Chefe do Departamento de Desenho Industrial
Curso de Desenho Industrial – Bacharelado
Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
Contato: fabiromano@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s